1.Whada hell is technique ??
1-Technique: O defensor de alinha frente ao ombro do center.
2-Technique: O defensor se alinha frente ao ombro interno do guard.
3-Technique: O defensor se alinha frente ao ombro externo do guard, entre o guard e o tackle.
4-Technique: O defensor se alinha frente ao ombro interno do tackle, embora geralmente os técnicos prefiram que o 4-technique alinha frente a frente com o tackle.
5-Technique: O defensor se alinha frente ao ombro externo do tackle.
6-Technique: O defensor se alinha frente ao ombro interno do TE ou (se não há TE) em torno de 1.5 jardas aberto do tackle.
Outra coisa interessante a saber é que os linebackers também recebem seus techniques. Basta acrescentar o número 0. Por exemplo, um linebacker que vai se alinhar em frente ao ombro externo do tackle (e fora da linha de scrimmage) é chamado de "50 technique".
Antes de estabelecermos as funções dos d.linemen, antes temos que definir o que é gap.
2. Mind your gapOK, agora o defensive lineman já sabe o seu posicionamento. Mas também precisa saber qual sua responsabilidade na jogada. Para isso foi criado a terminologia de "gaps" (buracos) em relação à offensive line. Gaps são letras - de A a E - que vão determinar os espaços entre os jogadores da linha ofensiva. Com o gráfico fica mais fácil de entender:
O gap A é o espaço entre o center e os guards. O gap B é o gap entre os guards e os tackles. O gap C é espaço entre os tackles e os tight-ends. O gap D é o gap externo ao tight-end. Já o gap E também é externo ao TE, mas mais aberto, entre o TE e o wide-receiver.
Ainda sobre os gaps, precisamos definir o que é "one gap" e "two gap". Como o próprio nome já define, "one gap" determina que o defensive lineman que vai ser responsável apenas por um gap, enquanto que no "two-gap" o defensive lineman vai ser responsável por 2 gaps da linha ofensiva.
Com os gaps definidos, o defensive lineman agora já sabe não só sua technique, mas também sua responsabilidade. É o que veremos a seguir.
3. Juntando as peças do quebra-cabeça
O modo como um defensive lineman defende e ataca seu gap é totalmente dependente de seu posicionamento correto na linha de scrimmage. Por isso que temos as techniques. Não é necessário se alinhar entre o guard e o tackle, mas saber exatamente onde entre eles você tem que se alinhar. Parece preciosismo, mas é um detalhe crítico e que faz toda diferença após o snap.
É bom também notarmos que o 0-technique é conhecido como "Nose Tackle", que fica no centro da formação com 3 defensive linemen conhecida como 3-4 (3 linemen, 4 linebackers). Normalmente o 1-technique também vai ser um Nose Tackle. 0 e 1-techniques Nose Tackles normalmente são designados para atrair double team (marcação dupla da offensive line). 2 e 3-techniques DTs são normalmente usados para o pass rush. 4-technique DTs normalmente bloqueiam os OTs para que um linebacker ou safety possa efetuar uma blitz. DEs se alinham em qualquer lugar entre 4 e 6.
Então, quando o coordenador defensivo está desenhando uma jogada, primeiro ele estabelece uma technique e depois o gap pelo qual ele vai ser responsável. Por exemplo, um three-technique responsável pelo gap B esquerdo vai se alinhar em frente ao ombro externo do guard (ou seja, mais perto do guard do que do tackle) e vai se atirar com tudo pelo gap B, seja prá tentar pressionar o quarterback ou seja prá fechar aquele gap do running back no jogo corrido. Já um Defensive Tackle "two gap" tem que ser muito inteligente e tentar ler o que o ataque pretende fazer. Ele é responsável por 2 gaps e tem a liberdade prá decidir prá onde seguir após o início da jogada. O two-gap também exige mais disciplina do defensive lineman. O two-gap precisa identificar imediatamente o sistema de bloqueio da linha ofensiva e determinar qual gap é mais vulnerável.
Nenhuma defesa usa apenas o "one gap" ou o "two gap" exclusivamente, mas cada sistema defensivo tem suas preferências. A maioria dos times que jogam no 4-3 são de "one gap", enquanto que no 3-4 normalmente as responsabilidades são de "two-gap"....
Esse é o básico das formações das linhas defensivas. Claro que as coisas se tornam bem mais complexas, com os stunts, slants e tantos outros movimentoss dos defensive linemen. Mas isso é assunto prá outro artigo, vamos nos ater ao básico por enquanto.
Semana que vem vamos falar de ataque e tentar entender um pouco as rotas dos wide-receivers. See you.
3 comments:
MIND YOUR GAP
sacanagem com o LG..isto não se faz
huahuahuahuahuahua
Sim, esses sãos os meus leitores....
Continue com seus excelentes textos, Kleber!! No futuro, quem sabe, poderá extrair um bom livro sobre futebol americano dessa sua pesquisa. E ficar rico!! :D
Post a Comment