Saturday, October 18, 2008

Guacamole, um clássico....

Não poderíamos começar melhor a parte culinária do blog. Qualquer Super Bowl Party ou tailgate que se preze tem que ter guacamole & chips. Só prá se ter uma idéia, no dia do Super Bowl são consumidas 18.000 toneladas de abacates nos EUA.

Se você vai receber amigos prá assistir uma partida de football, essa é a minha primeira recomendação: compre algumas tortillas chips, prepare um bom guacamole and you're ready to go !!!!

I. Ingredientes

. 1 tomate maduro.
. Meia cebola.
. Meio pimentão verde.
. 2 pimentas dedo de moça.
. 1 abacate maduro.
. 1 limão.
. 3 colheres de sopa de coentro picado.
. Sal, páprica picante e molho de pimenta para temperar.

II. Modo de Preparo
1. Corte o tomate e retire a polpa e as sementes. Não precisa tirar a casca:

Então pique bem o tomate.

2. Pique também a cebola, o pimentão e a pimenta dedo de moça (não se esqueça de tirar as sementes da pimenta), tudo em pedacinhos. Junte com o tomate picado. Essa mistura deve ficar assim:

3. Corte o abacate, retire o caroço do meio e com uma colher retire toda a polpa do mesmo. Coloque a polpa do abacate junto com os outros ingredientes previamente picados. Com um garfo vá amassando o abacate e misturando, até formar uma pasta uniforme, conforme a foto abaixo:

4. Acrescente o coentro, bem picadinho. Aqui uma observação. Eu sei que muitas pessoas não gostam de coentro. Eu também era uma delas. Mas não pode faltar em receitas de comidas mexicanas e baianas. No guacamole acho indispensável. Mas se você realmente não suporta, coloque salsinha no lugar...


5. A base do guacamole está pronta, chegou a hora de temperar. Aqui as variações são muitas. Sal e limão são indispensáveis. Vá colocando sal e experimentando, o sabor tem que aparecer bem. Acrescente o limão a gosto. Eu particularmente coloco pelo menos suco da metade de um limão...se for pequeno, suco de um limão inteiro. E prá finalizar, uma pitada de páprica picante (ou pimenta Cayena moída) e molho de pimenta vermelha. Eu utilizei a Tabasco vermelha. Se você tiver a Tabasco verde, melhor ainda, o gosto de jalapeño dessa Tabasco é bem típico mexicano.

O importante é que o guacamole fique bem temperado, porque ele é que vai dar sabor prás tortillas chips de milho, que são feitas exatamente sem sabor para você preparar seu dip. É uma mistura perfeita. Se John Madden fosse comentar, ele diria mais ou menos assim: "This tortilla chips goes here....the guacamole goes there...and BOOOM....THERE'S YOUR FLAVOR"....

O guacamole está pronto. Coloque na geladeira até a hora de servir.

No Brasil até pouco tempo atrás não tínhamos tortillas chips sem sabor. Tínhamos que apelar para as caras americanas e mexicanas importadas. Até que a Elma Chips resolveu lançar o Doritos Dippas:

Como eu já disse, essas tortillas de milho não possuem sabor algum e nasceram prá serem dipadas. Eu particularmente não gosto dos dips lançados pela Elma Chips aqui no Brasil. O de tomate, se você der uma temperada, até dá prá encarar. Mas o de queijo é "indipável". O meu dip de cheddar é bem melhor...:-))....a receita pinta logo por aqui. Assim como de outros dips para o seu tailgate.

Na hora de servir, forre a bandeja com tortillas chips e coloque o guacamole em uma tigelinha de patê....deve ficar assim:

Mergulhe a tortilla no guacamole e se delicie. Só não vale dar o double dip...:-))

Gostou ? Dúvidas ? Deixe o seu comentário, terei o maior prazer em responder....até a próxima !!!

1 comment:

Unknown said...

Kleber, o teu blog foi um achado! Sou um aficcionado pelo football faz pouco tempo, além de alguém que sempre teve vontade de encarar a cozinha mas sempre ficava meio assim. Dessa forma, teu blog é um verdadeiro incentivo! Estarei te acompanhando direto daqui da serra gaúcha! abraço!